quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Onde andas tu livro?

Às vezes acontece...há quem procure livros incessantemente. Percorrem livrarias, alfarrabistas, feiras do Livro, buscas contínuas na internet  e o resultado algumas vezes é um rotundo nada.
Onde andas tu pah, Livro que não apareces em lado nenhum?! Sei que andas por aí, nem que seja na prateleira, em casa de alguém, bem caladinho, sem dizer nada a ninguém. - é o que pensam, confessam eles, quando chegam aqui, ou nos telefonam.
Hoje foi um desses dias. Michel Clerc é o autor. Bakchich é o nome do livro.
Para quem não sabe, Bakchich foi um termo utilizado pelo franceses para uma forma de " comissão" camuflada de corrupção a chefes de estado dos países árabes, em negócios de petróleo. Esta era a premissa.  Os pagamentos tinham que ser efectuados a funcionários de países estrangeiros. Prática autorizada pelo governo francês, nos anos 70, com a desculpa de ser utilizada para o bem comum da França e para a dinamização da economia francesa.
Este livro fala-nos de Kamal, dos segredos do dinheiro que compram homens e governos e da dicotomia entre os mandamentos do Profeta e a tentação ocidental, entre os fascínios do século XX e a velha letargia do Oriente.
Michel Clerc começou como jornalista em Londres, antes de percorrer o mundo como repórter. Trouxe à luz do dia, em artigos de política internacional, a maioria das grandes personalidades políticas do nosso tempo. Foi director da Paris- Match.
E o livro já não mora aqui. Está agora na prateleira de quem o procurou tempo demais.

Sem comentários:

Enviar um comentário